Home  Artigos
O que é funcionalidade e porque é importante?

por
Cida Conti

Se perguntarmos às pessoas em uma academia porque se exercitam, certamente vamos obter as respostas habituais, tais como: perder peso, desestressar, tonificar ou então simplesmente definir músculos.

Muito raramente, ou nunca, ninguém vai responder com: "eu quero melhorar minha força funcional, o equilíbrio muscular e a coordenação, a fim de melhorar os níveis de desempenho e prevenir lesões”. O fato para o qual chamo atenção neste pequeno artigo, é que a maioria de nós não faz exercício com funcionalidade em mente, mas muitas vezes apenas com a aparência física como o nosso principal motivo. Embora não haja nada de errado com isso, o que realmente importa é que o treino nos prepare efetivamente para a vida, seja considerando que você permaneça 8 horas em seu computador ou mesmo enfrentando um jogo de 15 minutos de futebol no quintal com seus filhos, sem sentir dores nas costas ou cansaço.


O que é funcionalidade e porque é importante?

 

Com a evolução, a natureza projetou o nosso corpo principalmente para locomoção, manipulação de objetos, transporte, apoio e equilíbrio, portanto, faz sentido também incorporarmos aspectos de funcionalidade em nossos programas de exercícios, para assegurarmos que nossos corpos  estejam sendo exercitados no caminho certo. Infelizmente isto raramente é o que fazemos. Como exemplo, eu tenho certeza que muitos de vocês têm feito abdominais e rosca bíceps ou máquinas para adutores, muito usadas para fortalecimento de grupos musculares débeis. A verdade é que estes exercícios irão resultar em uma melhoria da ação muscular isolada de cada grupo trabalhado, porém, infelizmente não têm aplicação prática em nossas vidas diárias. É importante lembrar que os nossos músculos e articulações não funcionam isoladamente, mas sim em altas e complexas seqüências coordenadas de movimentos sob o controle de nosso sistema nervoso .

Nas atividades físicas, todos nós precisamos não só melhorar nossa aparência (forma), mas também melhorarmos nossa função. Exercício focados na funcionalidade não só melhoram a nossa estética, mas também melhoram nossa performance nos esportes, capacidade de trabalho e outras atividades cotidianas.

Para dar apenas uma pequena amostra dos benefícios e possibilidades dos exercícios funcionais, eu apresento o Gymstick. Esta ferramenta é excelente para o treinamento de indivíduos de todos os níveis de condicionamento e permite que trabalhemos todo os grupos musculares através de uma gama infinita de exercícios. Após um período de prática, você poderá facilmente criar seus próprios exercícios assim que tiver um domínio dos elementos básicos da modalidade. 


As principais características que transformam o Gymstick num equipamento única são:

  • Permite a execução de exercícios multi-articulares e integrados
  • Permite a execução de exercícios multi-planares

Informações sobre Gymstick: www.lojaescolafitness.com.br

 

 

Imagem7 Cida Conti
Mais de 870 cursos ministrados em 25 países
Educadora Física, International Presenter, Diretora Executiva da Escola Fitness e FIT.PRO

 
Comentários Comentários
comentários por Disqus
Imagem6
 
Box
 
Gymstick-combo