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Consciência Corporal x Exercícios Resistidos

por
Cida Conti

A aproximação das estações quentes do ano traz de volta ao núcleo das discussões entre profissionais e praticantes de atividade física a seguinte questão: como prevenir as lesões incidentes entre os chamados “atletas de verão”

Por isso, é comum entre os meses de setembro e dezembro, surgirem indivíduos desesperados por receitas mágicas de exercícios que possam auxiliar na perda daqueles quilinhos indesejáveis e no enrijecimento muscular. Até aí, tudo bem, só que juntamente com a super dose de exercícios de verão, muitas vezes ocorrem as desagradáveis lesões que acabam impossibilitando a prática da atividade física num futuro breve, ou no pior caso, deixando seqüelas mais graves que causam limitações até permanentes.

A maior incidência destes problemas, relaciona-se à prática de exercícios localizados, seja na musculação ou em atividades coletivas. As lesões em grande maioria são decorrentes de uma quantidade exagerada de pesos sem adaptação prévia, de uma quantidade exagerada de repetições desnecessárias, ou ainda do emprego de técnicas incorretas de execução nos exercícios. Surgem então algumas dúvidas e controvérsias sobre exercícios resistidos e fica a grande dúvida sobre o que seria melhor para conseguirmos músculos torneados e definidos.


DICAS IMPORTANTES

Precisamos entender que não existe condicionamento físico sem que exista paralelamente um condicionamento mental, o que indica que não poderemos levantar pesos com o objetivo único de vencermos a resistência imposta por uma barra com anilhas ou um par de halteres. É fundamental que, a cada movimento possamos nos concentrar na contração muscular e na sua percepção, para que cada movimento seja otimizado.

A falta de “procedimentos cerebrais adequados” nos treinos, induz evidentemente os praticantes à execução de exercícios sem técnica e conseqüentemente, surge a sensação da falsa necessidade de um número excessivo e às vezes abusivo de repetições. 

De forma simples, todos deveríamos aprender a levantar pesos com total participação do intelecto, com consciência corporal para que pudéssemos alcançar os resultados desejados.
 

Vários estudos publicados na área de neurofisiologia indicam que o aumento da consciência corporal e do desempenho cognitivo através do emprego de métodos específicos, poderá proporcionar excelentes resultados na estimulação elétrica muscular.
 

Algumas dicas importantes poderão ajudar bastante o treinamento com sobrecarga.
 

Procure isolar da melhor maneira o músculo a ser trabalhado. Para isso, diminuir a carga utilizada pode ser necessário
 

  • antes de iniciar os exercícios localizados, lembre-se que o fortalecimento da camada muscular profunda deve preceder o fortalecimento da musculatura superficial (deltóides, bíceps, tríceps, glúteos, etc). Os músculos profundos devidamente trabalhados garantem a estabilização da coluna que é fundamental para as atividades da vida diária e também nos desportos;
  • é fundamental que se faça uma adaptação aos exercícios com peso, através da utilização de pouca carga, para preparação dos músculos, articulações e sistema cardiovascular. Pesos demais no começo, poderão causar sérios problemas;
  • não acredite em métodos de treinamento que utilizem muitas repetições. Além da chance de ocorrerem lesões, é muito mais interessante aumentarmos o peso com o tempo e diminuirmos repetições, para obtermos maiores resultados. Se você não acredita no fato, compare um indivíduo que inicia um programa de musculação com pesos mais significativos, com outro que participa de aulas ou programas que usam menos carga em função da grande quantidade de repetições. Qual dos dois provavelmente terá melhores resultados estéticos? Você sabe!
  • é necessário saber que um programa de treinamento muscular, não poderá apresentar grandes resultados de uma hora para outra. É preciso tempo para a adaptação progressiva aos exercícios, além de regularidade e freqüência nas sessões;
     
  • toda rotina de exercícios deverá ser acompanhada de uma boa alimentação. É preciso escolher o alimento certo, na quantidade e horas corretas. Dietas ricas em proteínas ingeridas em pequenas quantidades ao longo do dia, poderão contribuir para a formação de um corpo saudável, com maior massa muscular e menos gordura;


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Imagem7 Cida Conti
Mais de 870 cursos ministrados em 25 países
Educadora Física, International Presenter, Diretora Executiva da Escola Fitness e FIT.PRO

 
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