Home  Artigos
A História do Step - Parte 1

por
Cida Conti

A História do Step - Parte 1:
De Uma Varanda Para o Mundo 


Quando Gin Miller, a criadora do step, sofreu uma lesão decorrente  de impacto, teve que consultar um médico ortopedista que a encaminhou a um fisioterapeuta. Este, por sua vez, lhe recomendou exercícios de subir e descer em uma caixa de leite para fortalecer os músculos da coxa e estabilizar seu joelho lesionado. Gin não chegou a parar para comprar o que deveria e foi para casa substituir a tal caixa por um degrau da varanda.

Habituada a um pouco mais de emoção do que apenas o silêncio e um simples movimento para cima e para baixo, ela rapidamente se cansou. Então, entrou, em casa,  colocou uma música usada nas suas aulas de aeróbia, abriu as janelas e recomeçou sua terapia no degrau da varanda. Com a música, ela percebeu que os movimentos de levantar seu peso corporal repetidamente representavam um grande treinamento cardio-vascular. Gin ficou tão entusiasmada com o efeito do exercício que decidiu construir um degrau  em torno do perímetro da sala de aeróbica na Gold's Gym, academia onde trabalhava. Para acomodar a demanda, a solução foi dividir o banco em partes menores que poderiam ser colocados em toda a sala, permitindo que mais pessoas participassem das aulas.

A idéia de Gin foi muito bem recebida, especialmente por aqueles que julgavam as aulas de aeróbica extremamente complicadas. A nova atividade também teve grande apelo junto aos homens que consideraram a “aeróbica" como uma atividade para  mulheres somente. Gin criou na época algo simples, atlético, intenso e orientado para resultados. O conceito se espalhou rapidamente e todas as academias começaram a construir seus próprios "bancos".

Com o sucesso Gin aproximou-se de muitas empresas, mas foi a Reebok, fabricante de materiais esportivos, quem mostrou maior interesse.

Em 1989, Gin ministrava aulas na Sportslife (Marietta, GA), onde usavam caixas de madeira feitas à mão. À luz da crescente popularidade do conceito, surgiu a necessidade de substituir as caixas de madeira por “algo mais profissional”. Foi quando começaram a fabricar as plataformas de plástico ajustável, originalmente em verde, roxo e cinza com blocos empilháveis. A empresa Step Company, que ainda fabrica o “step original", produziu então o a primeira plataforma com o logotipo da Reebok (bandeira britânica). Anos depois a Reebok projetou seu próprio step, a popular versão em preto e cinza.

Naquele mesmo ano, a Reebok montou uma equipe de profissionais de fitness, incluindo Gin, que criaria um programa de treinamento de step para professores. Este grupo era conhecido como o "National Step Reebok Training Team". Segundo informações, além de Gin, também recrutaram a renomada professora Candice Copeland-Brooks e Lorna Francis para contribuirem no desenvolvimento do programa Step Reebok.

O Step Training estava decolando, Gin e seu time enfrentavam uma alta demanda, passando a maior parte do tempo viajando para ensinar ao mundo as bases da nova modalidade. Além de turnês constantes, a equipe trabalhou sem parar em pesquisas e novas idéias para o programa.

O conceito step se espalhava mais e mais e logo transformou-se num fenômeno de fitness sem precedentes .  Workshops de step passaram a ser ministrados em todo mundo e também foram produzidos os primeiros DVDs da modalidade.

Reconhecendo sua enorme contribuição, a instituição IDEA (Health and Fitness Association) premiou Gin Miller com o prestigiado título de "Instrutor do Ano" em 1991. Em 1992, a Reebok lançou "Step Reebok- o Vídeo". Às vezes referido como Gin Miller "Talking Head", este video foi o primeiro grande orçamento "MTV" de produção para o mercado consumidor. Ela contou com uma banda Africana ao vivo e o resultado foi simplesmente impecável. Step Reebok- o vídeo tem sido um “best seller” e esteve por muitos anos incluído na compra de uma plataforma Reebok. Assista o vídeo clicando no link ao lado: www.youtube.com/watch

Continue lendo a “História do Step”

Próximo Capítulo: As Pesquisas no Step

 

Imagem7 Cida Conti
Mais de 870 cursos ministrados em 25 países
Educadora Física, International Presenter, Diretora Executiva da Escola Fitness e FIT.PRO

 
Comentários Comentários
comentários por Disqus
Box-dvd-step1